Estudos de Contraponto do Gradus ad Parnassum de J. J. Fux

 

Orlando Marcos Martins Mancini

www.contemplus.com.br

professor de contraponto

2018

Aloysius:

O termo contraponto duplo serve para designar uma engenhosa maneira de composição onde as vozes podem ser intercambiadas, ou seja, a escrita é feita observando a possibilidade da voz mais aguda tornar-se a voz mais grave e vice-versa.

 

Esta técnica, evidentemente, recebe este nome pelo fato de produzir uma dualidade das linhas melódicas que são diferentes em seus registros, mas, exceto pelas suas inversões não revelam nenhuma mudança. Muito rapidamente te darás conta da utilidade deste procedimento contrapontístico em todos os tipos de composição, especialmente na fuga, onde vários temas devem ser combinados. Por esta razão vamos explorar ao máximo este assunto.

 

 As possibilidades deste tipo  de composição são frequentemente mencionadas como contraponto duplo à terça, quarta, quinta, sexta, oitava, décima, décima-segunda e assim por diante.

 

 Não levando em consideração os tipos onde as distâncias estão confinadas dentro de um espaço muito restrito, e por isso de pouca utilidade, ou onde estão distantes demais, nós nos concentraremos somente nos tipos que são utilizados com mais frequência e, por isso, de maior importância na composição. Estes são os de oitava, de décima e de décima-segunda onde cada um deles admite a troca de duas vozes de sua posição original para outra de acordo com o tratamento de certas consonâncias e dissonâncias.

 

 Antes de iniciarmos o estudo destes tipos de contraponto alguns avisos preliminares devem ser dados.

 

  • Primeiro: na utilização de vários sujeitos é importante que cada um deles tenha movimento diferente, de maneira a serem facilmente distinguidos. Isto pode ser conseguido através da variedade de valores rítmicos – quando se dá valores maiores a um sujeito e menores a outro as diferenças podem ser mais facilmente perceptíveis e a confusão evitada.

 

  • Segundo: os sujeitos devem ser compostos de tal forma que não iniciem ao mesmo tempo. Frequentemente é necessário que um deles entre depois de um determinado número de pausas.

 

  • Terceiro: eles não devem exceder o intervalo limite que será demonstrado adiante para cada tipo de contraponto duplo.

 

 Se tudo isto está entendido, vamos começar com o contraponto de oitava, que é o mais fácil e o utilizado com mais frequência.

[O texto do livro prossegue com:]

Contraponto Duplo à Oitava

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