Aloysius:
O termo contraponto duplo serve para designar uma engenhosa maneira de composição onde as vozes podem ser intercambiadas, ou seja, a escrita é feita observando a possibilidade da voz mais aguda tornar-se a voz mais grave e vice-versa.
Esta técnica, evidentemente, recebe este nome pelo fato de produzir uma dualidade das linhas melódicas que são diferentes em seus registros, mas, exceto pelas suas inversões não revelam nenhuma mudança. Muito rapidamente te darás conta da utilidade deste procedimento contrapontístico em todos os tipos de composição, especialmente na fuga, onde vários temas devem ser combinados. Por esta razão vamos explorar ao máximo este assunto.
As possibilidades deste tipo de composição são frequentemente mencionadas como contraponto duplo à terça, quarta, quinta, sexta, oitava, décima, décima-segunda e assim por diante.
Não levando em consideração os tipos onde as distâncias estão confinadas dentro de um espaço muito restrito, e por isso de pouca utilidade, ou onde estão distantes demais, nós nos concentraremos somente nos tipos que são utilizados com mais frequência e, por isso, de maior importância na composição. Estes são os de oitava, de décima e de décima-segunda onde cada um deles admite a troca de duas vozes de sua posição original para outra de acordo com o tratamento de certas consonâncias e dissonâncias.
Antes de iniciarmos o estudo destes tipos de contraponto alguns avisos preliminares devem ser dados.
Se tudo isto está entendido, vamos começar com o contraponto de oitava, que é o mais fácil e o utilizado com mais frequência.